quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Steven Universe





Steven Universe é uma série animada que apresenta as aventuras da equipe heróica Crystal Gems. Steven é metade Gem (pois sua mãe era Gem, e seu pai é humano), portanto não é tão poderoso quanto Garnet, Ametista (Amethyst) e Pérola (Pearl). Ainda assim, o garoto as acompanha em suas batalhas, e se mostra prestativo - mesmo distraindo-se facilmente e muitas vezes colocando todos em perigo.
O desenho dublado é exibido pelo Cartoon Network - normalmente às 17h, mas se quiser conferir a programação completa, está disponível nesse site.
Assim como alguns desenhos do Cartoon - como por exemplo Hora de Aventura -, Steven Universe pode até ser infantil, mas aborda ocultamente temáticas adultas. Os combates e as aventuras que tanto animam as crianças são acompanhados de dúvidas, dilemas, decepções, emoções e tudo mais que se tem de enfrentar numa idade mais avançada, mas que ainda assim deve ser discutidas logo na infância.
Obs.: esse post NÃO CONTÉM SPOILERS da trama, nele eu só irei explicar alguns pontos básicos para o entendimento geral da proposta e dos personagens, acrescentando interpretações próprias.





Nada melhor do que deixar as próprias Gems explicarem, não é mesmo? 







As fusões ocorrem a partir da união entre duas ou mais gems, que se dá por um momento de sincronia entre as envolvidas. Para tal, são utilizados passos de dança, abraços ou qualquer outra forma que demonstre reciprocidade entre elas. É preciso manter essa harmonia para estabilizar-se na forma fundida - que, aliás, é uma personificação das características em comum entre as gems com suas intensidades e alturas somadas. 
Numa fusão, o ideal é que não seja considerada como um indivíduo ou dois indivíduos separados, mas sim vista como um sentimento, um resultado de uma relação entre as gems que a compõem. Dessa forma, o foco cai sobre a experiência no coletivo, e se essa experiência for suficientemente harmoniosa, é possível conservar as características singulares de cada envolvida sem que isso prejudique o todo, e vice-versa. 
Fica claro para nós no decorrer do desenho que a fusão é uma analogia às relações humanas num geral, pois em determinados momentos é também usada para o mal, para o proveito próprio, puramente para fortalecer-se utilizando de características de um outro. Entretanto, segundo um curta extra da série (que não colocarei aqui por conter spoilers), o melhor motivo para fundir-se é...AMOR!
É dessa e de outras formas que Steven Universe aborda e incentiva o amor durante seus episódios: como um sentimento fortalecedor e compartilhado, sem gênero, sem interesses pessoais, mas ainda assim respeitoso à personalidade individual. Mais do que um mero complemento para duas partes, uma vida construída por essência.





Pesquisando pelas pedras de cada gem, pude notar que Rebecca Sugar foi realmente bem detalhista na criação das personagens, relacionando as características que se acredita serem proporcionadas por tais pedras com a personalidade das gems. Abaixo, um estudo que fiz de cada Crystal Gem:












É claro que a série não atinge a perfeição, mas é como dizem: "Se o porco inteiro fosse perfeito, não haveria cachorro-quente!"
Laryssa

Um comentário: