A mídia, pra mim, era pra ser algo que informasse o mundo todo sobre o que está acontecendo no mundo todo com fatos, e não boatos e fofocas. Eu sei, tudo bem eles dizerem que tal coisa é PROVÁVEL, mas por tanto terem afirmado falsas informações por ai, as pessoas andam aceitando qualquer "possivelmente" como "definitivamente". Assim sendo, espalham rumores para os demais como sendo um fato, fazendo-os acreditar também.
Mas todo mundo sabe (ou deveria saber) que a mídia nunca teve o objetivo de informar o povo com fatos reais, e sim fazê-los consumir uma informação. "Como assim, Laryssa?". Por exemplo, se um artista vai lá e tromba com alguém na rua e tiram uma foto disso, no outro dia os sites e revistas já estão cheias de matérias com títulos do tipo "fulano de tal empurra cidadão inocente", para criarem polêmica em cima de alguém que na verdade não fez nada disso. Ou ao contrário, podem colocar "fulano de tal segura pedestre que estava prestes a cair no meio da calçada" para causar uma boa impressão lá fora e todos comentarem. É bem aquele negócio do "falem bem, falem mal, mas falem de mim".
Mas nem sempre isso é feito com a pessoa sabendo que tal "verdade alterada" foi mostrada ao público. Eu vi esses dias algo muito, muito, mas muito absurdo mesmo feito pela mídia. Primeiro, criaram mais uma daquelas listas de "os mais nãoseioquelá do ano", o que eu já acho ridículo. Só que mais ridículo que uma lista dessas, é uma lista dessas negativa, como essa de "os mais mal vestidos do ano". Eu soube dessa idiotice porque o Ed Sheeran, o compositor ruivo mais lindo e talentoso que eu já vi, foi colocado no topo dela. Mas tudo ok se parasse por ai. Só que não parou. O que eles fizeram? Matérias dizendo que seus amigos da 1D poderiam lhe dar uma ajudando com o visual. E,pra ficar pior, citaram itens que deixam cada integrante mais bem vestidos e na moda que o Ed podia adotar. Ponte que partiu, vai ser estúpido assim no Tártaro! Olha, não é porque eu sou fã dele que eu acho isso um absurdo, é uma idiotice de qualquer jeito. A idéia deles é pegar partes que lhes interessam de cada integrante de uma boyband britânica, juntá-las em um artista que eles não consideram bonito por não ser febre entre garotinhas fanáticas entre 7 e 12 anos e tirar a personalidade única daquela pessoa para tranformá-la num Frankstain da One Direction.
Sem contar que para eles, para estar na moda, tem que ser modinha entre o público. O Ed tem marca registrada com seus moletons, calças e tênis largos e confortáveis. É seu estilo. E eles querem tirar isso dele. Nem em premiações ele se veste "mais arrumado" para continuar sendo ele mesmo, mais pé no chão. E nós, fãs, gostamos assim, podemos saber que ele continua sendo o cara que morava num sofá com um violão. Esse é o Ed Sheeran que conhecemos.
Eu também odeio o modo como a mídia nos trata como idiotas, o que viramos quando seguimos muito o que a mesma fala. Eu sempre digo que a odeio, e odeio mesmo. "Ai Laryssa, mas você é fã e acompanha notícias do seus ídolos!". Sou fã mesmo. Mas sou fã da música deles, não só do que eles fazem ou deixam de fazer. Claro, eu admiro quando fico sabendo de alguma boa ação feita pelos tais,
mas não posso afirmar que eles realmente a fizeram porque não tem como ter certeza se é verdade,
meia verdade ou completamente mentira. E eu não estou nem aí se quem eu admiro é feio ou gay. Eu ouço as suas vozes, as suas músicas, as suas composições, e não o seus rostos ou opções sexuais.
E essa manipulação toda causa haters. Pessoas que odeiam até a morte um certo alguém, sendo que nem o conhecem verdadeiramente, só pelas "notícias" que vêem. E não pensem que com o jornal é diferente, eles também manipulam as notícias, selecionam as que não são comprometedoras para alguém ou algo poderoso. Mas isso porque o tal "poder" também manipula a mídia, a impede de revelar certas coisas ao público para não prejudicarem a si mesmos. Antigamente isso era beeem pior, atualmente muitas coisas foram liberadas perto do que era antes.
Mas aprendem : é mídia, tem manipulação de algum jeito. Sempre tem uma segunda inteção. E não se deve confiar fortemente nela, já sabem...
P.S. : pra quem quer ver a matéria que eu citei sobre o visual do Ed Sheeran e confirmar o quão absurda é, só clicar aqui.
Laryssa
Nenhum comentário:
Postar um comentário