sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cotas

Todos já devem ter ouvido sobre as tais cotas, já que são a mais nova modinha no governo Brasileiro. Falando sério agora, AS COTAS NÃO TÊM FINALIDADE ÉTICA ALGUMA.
Pra começar, se você ainda não sabe o que são as cotas, é mais ou menos um desconto no vestibular, ENEM, blablabla para determinados indivíduos. Indivíduos intelectualmente merecidos de tal cota? Não.
Eu sei que vai ter gente me chamando de racista, mas fala sério né, isso não é um preconceito também? Vejam só, uma sociedade que tanto prega a ideia de respeito às diferenças e acha um total absurdo o ocorrido nos tempos de colonização do Brasil com os índios e negros, agora dá-lhes
vantagem para o alcance dum futuro profissional. ACORDA! Pensar que só é preconceito quando é com negro é um outro total preconceito! Por que TODOS eles merecem mais entrar numa boa faculdade do que os demais? E quanto aos estudantes de escola pública, merecem mais também?
Eu acho que, talvez, o governo esteja tentando "equilibrar" (vingar) determinados preconceitos. Depois de tanto humilharem negros e pobres, agora eles deram a volta por cima e têm mais vantagem sobre os outros. Eu simplesmente não acho justo, e nunca, tipo, NUNCA acharei (dá pra notar pela quantidade de capslock e "!" Usados que eu realmente fico FURIOSA com isso)!
O correto seria não existir porcaria de cota alguma. Nada. Nenhuma vantagem. Apenas indivíduos com direitos iguais - o qual tanto pregam da boca para fora - prestando uma prova que decidirá o seu futuro com o uso de todos os anos que passou na escola e conhecimentos gerais. Viu, não parece muito mais justo? E simples?
Mas nããão, eles preferem passar uma pessoa por raça, escola em que estudou etc, a ter um gênio, uma honra ao Brasil levado pela inteligência. Não estou dizendo que só por ser parte desses grupos com cotas não são dignos de passar. Há uma chance igual a de todos os outros de se passar sem vantagem alguma. Mas acontece sim de alguém ainda não preparado para tal cargo social passar graças a essas cotas injustas.
Como todas as outras, essa é mais uma prova, como o próprio nome diz, serve para provar o que cada um tem de conhecimento. A única diferença é que é maior e mais importante, definirá seu futuro. E exatamente por ESSE motivo não deveriam existir vantagens.
Sobre as cotas para alunos de escola pública, qual o objetivo deles com isso? Fazer passar mais pessoas em nome do governo brasileiro? "Igualar" as chances com as dos alunos de escolas particulares? Se for assim, então é obvio que o empenho brasileiro sobre a educação do país, aquele que leva o seu nome lá fora, precisa ser aumentado, pois está fraco demais.
Ouvi dizer que estão tentando adicionar mais uma cota à essa injusta lista : ex-presidiários. Vantagens. Para. Ex. Presidiários. Sabem o que isso significa? Significa que um cara que cometeu um crime no país tem mais chances de passar no vestibular, ter um futuro promissor do que você que não é nem negro, não estuda em escola pública e nem foi preso. Olha que maravilha, um enorme incentivo à comissão de crimes! Por que não? Vamos todos roubar uma galinha e ser presos por uns 3 anos, sermos soltos e termos mais chances no vestibular! É essa a ideia que essa possivelmente aprovada cota passa. Não é super ética?! Super, nossa. NOSSA.
Apesar de tudo isso, eu também nunca iria querer participar desses "grupos cotísticos". Porque eu não quero ter vantagem por esse tipo de coisa. Eu quero ter vantagem por ser realmente boa. Por intelectualmente merecer.
Minha mãe até me pregou uma peça a um tempinho, dizendo que ia me colocar numa escola pública que é mais de curso técnico quando eu fosse para o médio. Eu comecei a reclamar e insistir que eu
não queria de jeito nenhum. Ela disse que era pra eu não ser injustiçada pelas cotas, mas eu disse que
preferia não passar sem as cotas a passar com elas.
E a gente que ainda tem certo tempo pela frente até os vestibulares seremos os mais desvantagiados de todos, pois podem ter certeza, CERTEZA que eles ainda criarão mais. Porém, pelo lado bom, possivelmente vão criar tantas cotas que haverá uma para cada tipo de pessoa existente na Terra (e quem sabe até no Universo inteiro), o que trará de volta a igualdade nas chances de passar.

Laryssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário