sábado, 9 de novembro de 2013

A origem : das pin-ups

Nos anos 40 e 50, os soldados americanos costumavam pendurar (em inglês, pin-up, daí o nome) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos como um incentivo para as tropas.

Com o tempo, um padrão específico começou a ser estabelecido : toda pin-up devia ser voluptuosa, com ar clássico e retrô e extremamente feminina. E o termo deixou de se resumir a fotos: ilustrações de pin-ups passaram a ser utilizadas em estampas, quadros e na publicidade. Marilyn Monroe chegou a começar como pin-up, mas elas costumavam ser estrelas menores

Cabelos penteados de maneira vintage, pele alva, batom vermelho e postura provocante - porém, com uma certa ingenuidade - caracterizam as pin-ups modernas. Alguns exemplos de famosas que adotaram temporariamente esse estilo são : Gwen Stephany e Katy Perry, sem contar Pitty e Kat Von D., que incluíram as tatuagens ao modelo.

Pin-ups de ontem e hoje :


Betty Grable 

A pioneira. Frequentemente fotografada de maiô, a atriz-cantora-e-dançarina foi eleita em 1943, pela revista Life, a dona das pernas mais belas de Hollywood.




Dita Von Teese 

A ex do cantor Marylin Manson faz espetáculos em que capricha no pin-upismo, com direito a banhinho de champanhe em taça gigante e (exíguo) guarda-roupa inspirado no pós-guerra. 




Bettie Page

Consagrou muito do que se reconhece hoje como estética pin-up, como fotos de biquíni e carinha-de-quem-está-gostando-demais. Dizem que, muito ingênua, participou de ensaios sadomasoquistas sem saber direito do que se tratava. Hugh Hefner, criador da revista Playboy, era seu fã.




Laryssa


2 comentários:

  1. Wow! super interessante! :D eu gosto de saber a origem dessas coisas assim que você tem que revirar o passado e coisa e tal, belo quadro no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso criei o quadro, assim eu mesma acabo me informando mais também kkk
      Ooown, obrigada :3

      Excluir