segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tempo é dinheiro

Hoje em dia, a vida humana é guiada pelo relógio. Tudo começou com a Revolução Industrial e a sede por produzir mais em menos tempo. Então, surgiu a tecnologia e expandiram-se os horizontes do desenvolvimento, tornando-o mais acessível com um único clique.

Internet rápida, carros rápidos, entrega rápida e, é claro, fast food são os maiores desejos dessa nossa geração. Afinal, como viver sem atualizar meu Facebook diariamente, ostentar meu carrão no trânsito da cidade e comer meu lanche do McDonalds? Não dá!

Pelo menos é isso o que nos dizem as propagandas. Que é saudável não é, mas dá lucro, e é  o que importa. Sabe aquela história do pão e circo? E aquela do American Way of Life? Então, é só dar comida e diversão para o povo consumir que o povo faz o nosso gosto de barriga cheia e boca fechada. Simples assim.

A influência dessas propagandas é tão grande que realmente controla a sociedade, moldando seus gostos e estilo de vida no geral. Por exemplo : por que tempo é dinheiro? Por que a gente discute com o roteador quando a internet está lenta? Por que meio dia tem que ser o horário de almoço e seis da tarde o de saída do trabalho? Não é tudo relativo?

Tempo só é dinheiro porque foi assim que estipularam as indústrias, que não se importam se o que produzem é útil ou não, contanto que produzam em larga escala e que seja tudo consumido. O que eu quero dizer é : dá e sobra tempo para o necessário, mas o objetivo mesmo é o extraordinário, porque quanto mais dinheiro entrar melhor. Por isso, vamos correr e fazer um monte desse produto, mesmo que no final tenha dois para cada pessoa no mundo, é só convencê-las de que um não basta e a gente lucra com o desnecessário.

Essa pressa toda se reflete na nossa vida cotidiana, principalmente por meio dos aparelhos eletrônicos. Quem aqui nunca se estressou num dia de internet lenta? Acredito que ninguém. Isso porque estamos condicionados a querer sempre o melhor, o mais rápido, que é o que os comerciais e os outdoors nos prometem, e quando não temos o modelo mais novo de celular com internet 4G nos revoltamos e taxamos de inútil a tecnologia da nossa internet atual. Assim, jogamos nosso aparelho "antiquado" no lixo e adquirimos o mais novo lançamento.

E é óbvio que toda indústria tem seus operários, então é preciso que os ditos cujos sigam um horário de trabalho para produzir uma certa quantidade. Foi aí, segundo penso, que surgiu a determinação ilusória de uma certa hora para certa tarefa, e outra hora para outra tarefa. Se você demora mais do que o tempo de intervalo que tem para almoçar, é preciso engolir a comida sem mastigar, porque a produção é mais importante do que a sua alimentação.

Desse modo, a vida humana passou a ser controlada pelas indústrias e pela tecnologia. Foi criado um ciclo vicioso em busca da velocidade, quase como o de beber água do mar : quanto mais é adquirida, maior é a sede. Porém, num mundo onde tempo é dinheiro e dinheiro é tudo, não é de se surpreender que o relógio dite a humanidade.


Laryssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário